Seguidores

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PROJETO LEITURA - II UNIDADE

 


ESCOLA MUNICIPAL PIO MIRANDA BASTOS

Rua Arlindo Dantas, nº127, Cruzeiro, Tucano-BA
Cep: 48790-000
Blog: http://escolapiotucano.blogspot.com














 

PROJETO LEITURA
Ler o mundo, ler o livro: uma inspiração para o crescimento

Tucano-BA
2012

CORPO DIRETIVO
Avelina Maria Martins Prado – diretora
Fátima Regina Moura Pereira – vice
Silvana Cristina B. Do Carmo – vice
Maria Aldijane Correia Cerqueira - secretária
Maria Luciene Reis de Santana - secretária

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
José Roberto dos Santos



CORPO DOCENTE
Aldísia Correia Cerqueira
Ana Maria Andrade de Jesus
Ana Paula Souza dos Santos
Claudenice Ferreira. Coelho
Helenice Moura Cavalcante
Iraneide Rodrigues da Silva
Juciana Pereira de Souza
Jucilene Gomes Dias Almeida
Jussara Campos Silva
Karla Daiany Andrade Pimentel
Lívia Miranda Macedo
Maria Abreu de Jesus Costa
Maria das Graças D. Souza
Maria Luzinete N. Dos Santos
Maria Salete S. Pimentel
Vanusa Campos Silva

 
CORPO DE APOIO
Andrea de Jesus Meireles
Antonieta Souza da Silva
Arlete Gonçalves da Cruz
Cecília Santos Alves
Fernando de Lima Martins Ferreira
José Alberto de L. Ribeiro
José Pimentel dos Santos
Josefa Cleides de J. Reis
Maria Consuelo J. Dias
Maria José Jesus Pimentel
Paulo Henrique de Souza
Roberto Jesus de Souza
Rosa Jesus dos Santos
Roselene Jesus Lopes


ESCOLA MUNICIPAL PIO MIRANDA BASTOS



 PROJETO LEITURA
Ler o mundo, ler o livro: uma inspiração para o crescimento

 




Este Projeto será desenvolvido durante a II Unidade pelos professores e alunos, com a participação da orientação, direção, comunidade e Secretaria da Educação do município de Tucano Bahia.
 
 



Tucano-BA
2012
1 INTRODUÇÃO

A leitura na escola já é assunto muito discutido, esse tema é foco de discussões nas universidades, em reuniões com coordenações pedagógicas e entre professores. O fato é que, mesmo com tantos debates e teorias, a leitura continua sendo uma tarefa difícil, contudo, necessário, disso ninguém duvida.

O Brasil está entre os piores países no quesito leitura, isto é, lê-se pouco por aqui, e não são somente os estudantes, não! Os professores também lêem insatisfatoriamente.

O livro precisa estar mais presente na vida de todos que fazem parte do universo escolar, alunos, professores, direção e família, pois dessa forma, certamente, formaremos jovens mais capazes na vida em sociedade. Tudo depende de quando, quanto e como a leitura faz parte de nossa vivencia.

A falta de livros de Literatura, ou outro tipo qualquer, já não é mais desculpa, uma vez que nas escolas há um bom acervo; a falta de tempo também não, justo que, apenas é preciso organizar-se para encontrá-lo.

De uma coisa estamos certos: a leitura, seja ela do mundo e/ou do livro, é a responsável pela formação mais sólida que o sujeito pode ter.

Desta forma, tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de ler, observados na sala de aula, criou-se esse projeto acreditando que para ler e escrever bem é preciso que os alunos estejam em contato direto com o mundo letrado, principalmente o da Literatura, possibilitando o desenvolvimento da consciência quanto à importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, estimulando a criatividade e a capacidade interpretativa.

Assim, espera-se com o Projeto:

Crianças:
Ø  Aumento da concentração e atenção a cada encontro com a leitura. A proposta acontece na leitura por prazer pelo fato de ser apresentada desvinculada de outras atividades escolares (como desenhos, colagens e outros);
Ø  Ampliação do repertório literário por meio da leitura diária - realizada pelos professores - dos empréstimos de livros. As crianças passarem a solicitar obras de seus autores preferidos ou coleções específicas;
Ø  Aumento da frequência e diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas;
Ø  Envolvimento e gosto pela leitura, proporcionando que livros mais extensos sejam lidos por capítulos;
Ø  Ampliação da qualidade e diversidade dos comentários sobre os livros;
Ø  Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para eleição dos livros prediletos e argumentação com os colegas;
Ø  Sensibilidade diante das singularidades de cada livro, como autores, ilustradores e gêneros literários, entre outros;
Ø  Leitura ou contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que seja escutado, acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
Ø  Manuseio dos livros presentes no canto da leitura;
Ø  Articulação do texto com a imagem, apreciação das ilustrações, socialização de sentimentos e percepções a partir do texto;
Ø  Solicitação ao professor de contação ou recontação de histórias;
Ø  Ocorrência de assuntos ligados às histórias em outros contextos como na roda de conversa e também em contextos não escolares, como em conversa com os pais;
Ø  Convite a conhecer mais o universo letrado e formas linguísticas de expressão;
Ø  Existência de marcas e expressões da linguagem escrita no discurso oral.

Professores:
Ø  Prática de leitura diária em sala de aula;
Ø  Aumento da circulação de livros e de materiais escritos na sala de aula, expostos de maneira acessível às crianças;
Ø  Preocupação com os critérios de seleção de livros (atenção à qualidade literária) e adequação à faixa-etária;
Ø  Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro com antecedência e pensando o que fazer antes, durante e depois da leitura;
Ø  Preocupação em envolver as crianças, instigando-as a antecipar o enredo, construir e fundamentar suas opiniões;
Ø  Ampliação do universo literário dos professores e da frequência da escolha de livros da leitura por prazer;

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Ø  Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, levando os alunos ao mundo da Literatura, bem como estimular suas criatividades através de produção textual, formando assim leitores/escritores competentes e autônomos na sociedade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem.
Ø  Familiarizar os estudantes com histórias.
Ø  Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura.
Ø  Aproximar as crianças do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
Ø  Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca da classe ou da escola.
Ø  Organizar espaços coletivos para o usufruto da leitura dentro da escola.
Ø  Incentivar o empréstimo de livros para as crianças e seus familiares.
Ø  Participar em situação de conto e leitura de histórias.
Ø  Garantir a escuta atenta e interessada de histórias.
Ø  Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
Ø  Contagiar o público alvo a dramatizar, recriar, contar e divulgar histórias;
Ø  Ler e compreender diversos gêneros textuais;
Ø  Estabelecer diálogo com o texto, interagindo com ele, comparando situações e questionando suas teses.
Ø  Construir livro (s) com produção do aluno, como poesia, fábula, ilustrações, etc.
Ø  Organizar momentos de interação entre família e escola.
Ø  Apresentar histórias de contos de fadas através de teatro com os estudantes.
Ø  Criar histórias, escrita e oralmente.




 3 METODOLOGIA:

Ø  A metodologia utilizada será por meio de incentivo à leitura diversa e diária, como a leitura de contos de fadas, poesias, canções, fábulas, piadas, trava-línguas, parlendas, mitos, lendas populares, imagens, etc., produções textuais, estudo de gênero textual e o contato com o teatro.

IDEIAS:

Ø  Escolher um gênero por turma para produção do livro (pré e 1° ano: contos de fadas -histórias com fantoches; os alunos ilustram histórias; 2° e 3° anos: fábulas - reescrever e ilustrar os contos e as fábulas ou pode ser criada pelo próprio aluno; 4° ano: poesia; 5° ano: cordel). Contudo, as leituras podem e devem ser diversas.

Ø  Trocar livros entre os colegas.
Ø  Um aluno por dia deve contar uma história ou ler um poema para a turma.
Ø  Levar livro para casa de forma livre.
Ø  Trabalhar o baú da leitura, cada dia uma turma fica com o baú.
Ø  Criar cantinho da leitura no pátio da escola (se a turma desejar pode ser criado um cantinho em sala de aula).
Ø  Leitura diária.

CULMINÂNCIA

Ø  Após o contato com o gênero e aprendizado significativo deve partir para a produção (a turma deverá confeccionar um livro contendo os textos ilustrados);
Ø  Como culminância deve ser encenada uma história da literatura infanto-juvenil (a história será por série, a turma que apresentar pela manhã assistirá a apresentação da turma da tarde). O dia da culminância será no final da II unidade e escolhido em AC.

AVALIAÇÃO

Ø  A avaliação será realizada a partir da observação, do interesse e participação nos trabalhos realizados, sendo que os professores acompanharão as situações de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências leitoras e escritoras, diagnosticando dificuldades, intervindo e colaborando com a superação das mesmas.

RECURSOS

Ø  Acervos literários, papel metro, cartolina, cartazes, cd’s, aparelho de som, TV, aparelho de DVD, notebook, data show, tela de projeção, caixa de som, microfone, pen drives, revistas, jornais, gibis, cartolina, pincéis atômicos, papel metro, tesouras, cola, lápis de cor, computador, impressora, encadernação, livros didáticos, textos impressos, varais, pregadores, fita adesiva, entre outros.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa - Fundamental. 3.ed. Brasília: Secretaria da Educação, 2001.

FUNDAÇÃO, Victor Civita. Projeto de Incentivo à leitura. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br>. Acesso em: 23 abr. 2012.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário