| Rua Arlindo Dantas, nº127, Cruzeiro, Tucano-BA Cep: 48790-000 E-mail: escolapmb@gmail.com Blog: http://escolapiotucano.blogspot.com |
PROJETO IDENTIDADE
Tucano-BA
2012
CORPO DIRETIVO
Avelina Maria Martins Prado – diretora
Fátima Regina Moura Pereira – vice diretora
Silvana Cristina B. Do Carmo – vice diretora
Maria Aldijane Correia Cerqueira - secretária
Maria Luciene Reis de Santana - Secretária
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
José Roberto dos Santos
CORPO DOCENTE
Aldísia Correia Cerqueira
Ana Maria Andrade de Jesus
Ana Paula Souza dos Santos
Claudenice Ferreira. Coelho
Helenice Moura Cavalcante
Iraneide Rodrigues da Silva
Juciana Pereira de Souza
Jucilene Gomes Dias Almeida
Jussara Campos Silva
Lívia Miranda Macedo
Maria Abreu de Jesus Costa
Maria das Graças D. Souza
Maria Luzinete N. Dos Santos
Maria Salete S. Pimentel
Vanusa Campos Silva
CORPO DE APOIO
Andrea de Jesus Meireles
Antonieta Souza da Silva
Arlete Gonçalves da Cruz
Cecília Santos Alves
Fernando de Lima Martins Ferreira
José Alberto de L. Ribeiro
José Pimentel dos Santos
Josefa Cleides de J. Reis
Maria Consuelo J. Dias
Maria José Jesus Pimentel
Paulo Henrique de Souza
Roberto Jesus de Souza
Rosa Jesus dos Santos
Roselene Jesus Lopes
PROJETO IDENTIDADE
|
Tucano-BA
2012
INTRODUÇÃO
“Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente”. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade da criança.
Como parte do processo de formação de identidade, reconhecer-se como parte da família e, por conseguinte de um povo, representado pela cidade em que se vive, é igualmente importante. A cidade de Tucano, que faz aniversário no dia 21 de março, possui uma história e cultura que representa sua gente. Desta forma, conhecer, refletir e valorizar a própria cidade é fazer o mesmo consigo, pois pertencemos a um lugar e esse lugar nos diz também quem somos.
Da mesma forma em que precisamos pensar sobre nós e sobre o lugar em que vivemos, oportunizar a reflexão e valorização da cultura indígena se faz necessário, visto que nossa cultura se mistura. Fomos influenciados no comportamento, nos gostos, na fala etc. O próprio nome de nossa cidade possui a hipótese de ter tido tal nome devido a possibilidade de ter existido uma tribo indígena em nossa região denominada Tukanos.
A busca pela identidade ou o processo de formação da mesma, é um procedimento longo que não para em apenas três quesitos, mas em vários. Contudo, começar com a reflexão acerca do eu e nossa família, a nossa cidade e a cultura indígena é um passo importante para a consciência de se ter uma identidade e entender quais influências ocorreram e ocorrem em sua formação. Neste intuito, pretende-se, na primeira unidade, trabalhar a questão da Identidade sob três subtópicos: 1- Identidade: conhecendo a si para conhecer o outro; 2- Identidade: ser tucanense é ser forte e ter história; 3- Identidade: somos todos índios, tucanenses, brasileiros... Sendo que cada professor precisa contextualizar de acordo com o ano/série que ensina, inclusive perceber conteúdos que podem ser explorados a partir do tema em estudo.
SUBTEMAS
1- IDENTIDADE: CONHECENDO A SI PARA CONHECER O OUTRO
Objetivos específicos:
Ø Conhecer a própria história
Ø Descobrir a história da escola
Ø Saber a importância do respeito ao outro
Ø Valorizar a família e a escola
Procedimentos:
Ø Pesquisas (origem do nome, história da escola e da comunidade)
Ø Entrevistas (pais e moradores da comunidade)
Ø Confecção de cartazes e painéis
Ø Desenhos
Ø Criação de histórias e/ou relatos
Ø Análise de documentos pessoais
Ø Criação de mapas
Ø Dinâmicas
2- IDENTIDADE: SER TUCANENSE É SER FORTE E TER HISTÓRIA
Objetivos específicos:
Ø Conhecer a história de Tucano e seus aspectos culturais, econômicos e geográficos
Ø Entender que somos sujeitos fazedores de história
Ø Compreender a importância dos pontos turísticos de Tucano
Ø Analisar as mudanças culturais de Tucano
Ø Compreender como se organiza um município
Ø Perceber que a história de nossa cidade se confunde com a nossa própria
Ø Cantar e compreender hino de Tucano
Procedimentos:
Ø Pesquisas
Ø Apreciação de vídeos e fotos
Ø Visita a museu (Artes e Ofícios)
Ø Visita a pontos turísticos (se possível)
Ø Visita a instituições públicas (Prefeitura, Secretarias, Câmara de Vereadores)
Ø Relatos de visita a pontos importantes da cidade
Ø Desenhos
Ø Criação de cartazes e painéis com imagens de Tucano
Ø Criação de paródias homenageando Tucano
Ø Criação de frases sobre Tucano
Ø Análise do hino de Tucano
Ø Entrevistas
Ø Desfile
3- IDENTIDADE: SOMOS TODOS ÍNDIOS, TUCANENSES, BRASILEIROS...
Objetivos específicos:
Ø Perceber influências indígenas como no vocabulário, culinária, gostos, gestos, etc., em nossa cultura;
Ø Mostrar o índio contemporâneo quebrando assim estereótipos
Ø Explorar os conflitos pelos quais os índios enfrentam atualmente
Ø Respeitar a cultura indígena
Procedimentos:
Ø Debates
Ø Apreciação de vídeos
Ø Apreciação de fotos
Ø Apreciação de músicas
Ø Leituras diversas
Ø Teatro
Ø Criação de histórias
Ø Pesquisas
Ø Pinturas
RECURSOS
Computador c/internet, livros, texto impresso, papel metro, piloto, lápis de cera, lápis de cor, tinta guache, cartolina, pincel...
CULMINÂNCIA
Ao se aproximar o final da Unidade, será escolhido um dia para a socialização de trabalhos desenvolvidos durante o Projeto, momento em que os alunos e professores apresentarão os pontos importantes dos trabalhos. O dia e o que será socializado devem ser pensados nos encontros de AC.
AVALIAÇÃO
Como avaliar deve ser um processo, a avaliação do Projeto será durante seu desenvolvimento, a partir da observação do empenho dos estudantes e dos professores, e não apenas em sua culminância. A apreciação de atividades também será um meio de avaliarmos a importância do projeto, bem como a participação da comunidade no desenvolvimento deste.
PRODUÇÕES E REGISTROS
CORDEL DA EQUIPE UNIDOS VENCEREMOS
Meus amigos conterrâneos
Preste atenção no cordel
Quero falar do cruzeiro
Escrevendo no papel.
O passado no presente
Nós devemos relembrar
Quem mora aqui já sabe
A beleza desse lugar.
Não tinha calçamento e nem diversão
Tinha sim um grande areão
E com muita animação as crianças se
Divertiam brincando de escorregão.
Mais tarde nesse grande areão houve
Uma grande transformação;
Colocaram calçamento pra melhorar a vida do povão.
O Cruzeiro é um bairro lindo
Muito simples e agradável
Sem contar com a beleza
Tudo aqui é formidável.
Temos clube e posto médico
Muita casa com varanda
Tem gráfica e tem igreja
E o Colégio Pio Miranda.
O colégio Pio Miranda
Está sempre em ação
Trabalha com disciplina
E promove educação.
Quem mora aqui se orgulha
Do lugar onde mora
Tem até rádio FM
Que fala da nossa história.
Falamos do nosso bairro
Com orgulho e sinceridade
Que é um cartão postal
Enriquecendo a cidade.
A idéia desse cordel
È incentivar a leitura
Valorizando a escrita
O desenho e a cultura.
Quero agradecer a todos
Pela riquíssima atenção
Agradeço pais e alunos
E a toda população.
CORDEL DA EQUIPE BRASILEIROS EM AÇÃO
O BAIRRO DO CRUZEIRO
O nosso bairro do Cruzeiro
Abriga muito habitante
Um povo alegre e festeiro
Mas também tem implicante
Cada dia cresce mais
E o bairro fica importante.
Tudo começou com uma capela
Que tem um Santo Cruzeiro
Com poucas casas á frente
De humildes brasileiros
Depois foi surgindo mais
Até formar um bairro inteiro.
O bairro não é bem visto
Sofre grande aversão
Mas de gente ignorante
Não se acata opinião
Em vez de olhar os problemas
Nos mostrem uma solução.
Pra quem nunca teve aqui
Não deixem de visitar
O bairro está crescendo
Garanto cê vai gostar
E a Escola Pio Miranda
De portas abertas está.
CORDEL DA EQUIPE LIGA DA JUSTIÇA
Conto aqui uma história
De um pequeno lugar
O qual busquei na memória
De quem o viu se formar
Um bairro simples e maneiro
Hoje chamado Cruzeiro
Que tem muito a nos mostrar.
Ao redor de uma capela
Três famílias só moravam
Pequena, simples e bela
De santo cruzeiro chamavam
Lugar o povo ia rezar
De Pe. José Louvar
Nas festas que celebravam.
Com Pe. José Gumercindo
Além da celebração
Feita em dia de domingo
Tinha a grande procissão
Que hoje o povo inda canta
Reza a sexta-feira santa
Jesus Cristo na Paixão.
A família de Seu André
Junto com a de Seu Muniz
De lá não arredaram o pé
Nem mesmo o Sr. Luiz
E assim fundaram o lugar
E o 1º pé de cajá
Seu Muniz plantou feliz.
Nessa época água encanada
Não tinha não meu rapaz
E pra seguir a jornada
Iam buscar no Cai Cai
Gente como dona Fia
Que bolo de arroz fazia,
Bom que vendia de mais.
Tinha juazeiro e cajarana
Bem no Alto do Cruzeiro
Malandro que tinha manha
Fama de ser presepeiro
No juazeiro subia
Jogava juá e sorria
De quem passava cabreiro.
E por essas brincadeiras
O poder público mandou
Que derrubassem as madeiras
E o espaço vazio ficou.
Malandro não tinha vez,
Como mandado se fez
E a paisagem transformou.
Os anos foram passando
E a população crescendo,
As casas foram aumentando
Hoje tem água e luz
O comércio evolui,
O bairro desenvolvendo.
Mas onde tem o progresso
Tem também preocupação
Nem tudo que cresce, dá certo
Por isso preste atenção!
Natureza maltratada
Passarinho sem morada
Essa foi nossa lição.
Mas tudo pode mudar
Se reunir o povão
Aprendendo a partilhar
Vivendo em união
Veja que exemplo forte
No Cruzeiro tem AMOC
Nossa associação.
Mas antes de terminar
Tenho que agradecer
A quem pode ajudar
Esse bairro a crescer
A quem apóia este evento
Quem prestigia o talento
De quem gosta de escrever.
CORDEL DA EQUIPE FORÇA JOVEM
Ouçam aqui preste atenção
A história que eu vou contar
Vamos falar do cruzeiro
Bairro bom de se morar.
Aqui temos de tudo
Campo, escola pra você
Mercado, bar e livraria
O que mais podemos querer.
Temos clube cultural
Posto médico sem igual
Material de construção
E também os mercadinhos
Locadora e armarinhos.
Nesse bairro nos parece
Que nada ha de faltar
Mas eu quero em protesto
Aqui todos relembrar
Falta uma quadra de esporte
Para a juventude brincar.
E não podemos deixar
Agora de relatar
A escola onde estudo
Que está em primeiro lugar.
Seu Pio Miranda Bastos
Foi um homem de valor
Por isso a nossa escola
Esse nome assim herdou.
Aqui passou muita gente
Com garra e dedicação
Todos eles preocupados
Com a nossa educação.
Trabalhando em equipe
Para a nossa formação
Assim segue os professores
Dessa instituição.
Vamos agora dizer
Com grande admiração
Que o nome do nosso bairro
Não podia ser outro não.
Por isso nesse momento quero
Agradecer primeiro a Dona Maria Borges
Devota de coração
Construiu a capelinha
Onde se faz oração.
Não podemos esquecer sua filha Marieta
E também a suas netas
Aydil e Dona Zuleika
Que nos deixam esse lugar
Para que o nosso bairro querido
Pudesse se consagrar
Com um nome tão bonito
Que nunca há de mudar.
E agora pra findar
Deixo aqui meu recado
Para todos os colegas
Que estudam ao meu lado
Valorize nossa escola
Nosso bairro e a família
E que Deus do céu nos ajude
E não nos deixando faltar
Nosso pão de cada dia.
CORDEL DA EQUIPE EXTENSÃO
Peço licença aos leitores
Companheiros, companheiras
Para narrar uma história
Saudosista e verdadeira
De um passado distante
Lembrando um ponto importante
Que é o Bairro Cruzeiro
O Cruzeiro tem história
Na vida de sua gente
Contadas pelas famílias
Moradores do presente
Esse braço de Tucano
Está com cento e dez anos
Isso aproximadamente.
O Cruzeiro do passado
Não é de hoje em dia
Ele já foi visitado
Por fiéis em romaria
Gente em partes diversas
Para pagarem promessas
A Deus, Jesus e Maria
Cruzeiro teve um passado
De muita tranqüilidade
Com casas feitas de barro
E muita simplicidade
Terreiro grande e varrido
Com piso de chão batido
E sem eletricidade.
O velho fogão de lenha
Preparava a comida
A cama feita a machado
Era a melhor dormida
E logo que madrugava
O carro de boi passava
Descendo a avenida.
Essa era a vida simples
Que deixa muita saudade
Que foi desaparecendo
Com o avanço da cidade
Detalhes que são perdidos
E que ficaram esquecidos
Em prol da modernidade.
O Cruzeiro hoje cresceu
Tem uma associação
Uma rádio com seu nome
Que leva a informação
Tem comércio, tem escola
Espaço pra jogar bola
E clube de diversão.
Luz elétrica, telefone
Esgoto e água encanada
E tem posto de saúde
E avenida calçada
Tem muita gente legal
De caráter especial
E tão bem intencionada.
Tem gente que acorda cedo
Logo ao romper da neblina
Tem encontro de amigos
Nos botecos da esquina
Tem contatos sociais
Tem passeio de casais
Rapazes com as meninas.
Aqui encerra o cordel
Desse povo brasileiro
Baiano e tucanense
Trabalhador e ordeiro
Que o alto da pra ver
Que habita com prazer
O belo Bairro Cruzeiro.
CORDEL EQUIPE SERTÃO ENCANTADO
Somos nós filhos ilustres
De uma terra adorada
Aonde o bom lutador
Tem uma luta acirrada
Nossa cidade é Tucano
Mas isto você já sabe
Nosso bairro é o Cruzeiro
A nós lhe contar nos cabe
O cruzeiro é um dos bairros
Mais antigo da cidade
Onde era antigamente
Ponto de tranqüilidade
Seus primeiros moradores
Deixaram uma linda trilha
Mestre Primo e Fiinha
Eduardo e dona Otília
Tempo difícil era aquele
Do nosso Padre José
Que realizava as missas
A ninguém faltava fé
Ou tempo bem diferente
Era aquele de outrora
As freiras davam catequese
Rogando a nossa Senhora
Não tinha rede de esgoto
E nem água encanada
A água era do Cai-Cai
Eta que distancia danada
A fonte de renda vinha
Da fabricação de louças
Pote, aribé e panela
Feito por senhoras e moças
E a escola não tinha
Como podiam estudar?
Iam todos pra nascença
Nenhum comentário:
Postar um comentário