Seguidores

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PROJETO BIMESTRAL I - 2013

EDUCAÇÃO FÍSICA: FUNDAMENTAL E POSSÍVEL


Descrição: Descrição: D:\Salete\ESCOLA\CARTAZES E IMAGENS\digitalizar0004.jpg


ESCOLA MUNICIPAL PIO MIRANDA BASTOS

Rua Arlindo Dantas, nº127, Cruzeiro, Tucano-BA
Cep: 48790-000
Blog: http://escolapiotucano.blogspot.com.br

 




PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA: FUNDAMENTAL E POSSÍVEL

 


Tucano-BA
2013
Público Alvo

Alunos do 1° ao 5° ano e EPJAI.


Duração

Os quatro bimestres (ênfase na I unidade).


Introdução

Já é sabido que a Educação Física no Ensino Fundamental é muito importante para o desenvolvimento da criança, porém nem sempre é devidamente trabalhada, seja por falta de motivação do educador ou, e a mais comum, a falta de estrutura das escolas e, consequentemente, do município.

Tem-se na escola uma proposta Curricular de Educação Física, mas que raramente tem sido aproveitada pelos profissionais. Desta forma, através de uma análise deste material e de outros, desenvolveu-se aqui uma proposta “enxuta”, isto é, possível, diante da realidade da Escola Pio Miranda Bastos, para que, de fato, a disciplina Educação Física seja trabalhada em cada ano/série durante os quatros bimestres que compõem o ano letivo.


Objetivo geral

Estimular a participação de todos os alunos, estabelecendo relações equilibradas e construtivas, além de adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade, conscientizando-os de que o fator primordial de saúde são os hábitos de higiene, alimentação e atividades corporais.

Justificativa

No atual contexto escolar, é fundamental ressaltar a importância das novas experiências que a criança vai vivenciar, pois elas desencadearão um grande universo de descobertas e aquisições. Neste sentido, a Educação Física deve ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento da criança.

A Educação Física deve propiciar aos estudantes a aprendizagem dos movimentos fundamentais (GAUUAHUE, 1998) e possuir características lúdicas, sem contudo assumir características de recreio. O ludismo que caracteriza a Educação Física possibilita que o professor oportunize à criança um programa educativo de atividades motoras (jogos, exercícios e atividades rítmicas), que aumentam cada vez mais suas habilidades, melhorando seu desempenho em todas as atividades, quer esportivas, quer cotidianas.

Além do desenvolvimento motor da criança, entende-se que a prática de Educação Física contribui para amenizar o índice de Indisciplina dos alunos (apontada no Projeto Político Pedagógico), pois o esporte, principalmente o cooperativo, trabalha com questões de solidariedade, coletividade, respeito, etc. Sem contar que a relação entre educador X educando e educando X educando se estreita ainda mais, facilitando e melhorando a convivência e a confiança.


Fundamentação teórica

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), espera-se que as crianças, ao ingressarem na escola, possuam uma série de conhecimento sobre movimento, corpo e cultura corporal, fruto de experiência pessoal, das vivencias diárias no seu ciclo social e das informações adquiridas pelos meios de comunicação.

Segundo estudos realizados por Hellen Bee (1996), a criança apresenta a capacidade de compreender e realizar atividades mais elaboradas, pois já conhece e domina melhor seu corpo. Inicialmente seus movimentos são agitados e exagerados, mas demonstram constância e tenacidade nas atividades motoras, principalmente quando lhe agradam.

Anual e gradativamente, a criança desenvolve-se e demonstra interesse pela prática de esportes, domina seus movimentos, gosta de exibir progresso e passa por mudanças importantes de comportamento; ela não precisa demonstrar que pode conseguir o que deseja, porque tem mais confiança em si mesma. Suas atividades favoritas são as que denotam força e potência.

Dentro dessa política, cabe à Educação Física aproveitar toda a energia, motivação, experiências e habilidades das crianças, para enriquecê-las. Nas séries iniciais, as aulas devem ser bastante lúdicas e recreativas, na forma de jogos, exercícios, atividades rítmicas, danças, lutas, folclore, ginásticas e brincadeiras.

(Para saber mais, pesquisar a teoria original contida nas referências e disponíveis na escola)

Metodologia

A metodologia a ser aplicada será de caráter teórico e prática, através de aulas contendo: explanações, pesquisas, trabalho em grupo e individuais, etc.; e práticas das categorias esportivas pré definidas. Além disso, será organizado e realizado um torneio esportivo a fim de expandir as relações inter-pessoais e estimular a prática esportiva.


Categorias esportivas por ano/série (SUGESTÃO)

CATEGORIAS POR BIMESTRE
Modalidades esportivas
I UNIDADE
Atletismo (corrida de revezamento e velocidade e suas variações).
Ø    História;
Ø    Regras das variações;
Ø    Prática.
Futebol
Ø  Campo e futsal.
Voleibol
Ø  Areia e quadra.

II UNIDADE
Ginástica (alongamento e recreativa e suas variações).
Ø  História;
Ø  Regras;
Ø  Prática.
Futebol
Ø  Campo e futsal.
Voleibol
Ø  Areia e quadra
III UNIDADE
Atletismo (Salto em altura e distância e suas variações).
Ø    Regras;
Ø    Prática.
Futebol
Ø  Campo e futsal.
Tênis de mesa
Ø    História;
Ø    Técnica;
Ø    Prática.
IV UNIDADE
Ginástica (relaxamento e competitiva e suas variações).
Ø    Técnica;
Ø    Prática.
Voleibol
Ø  Prática.
Capoeira
Ø  História;
Ø  Prática.

Culminância

Torneio esportivo interno no final da I unidade.

Recursos

Bolas, bambolês, cones, pneus, elástico, dominós, baralhos, cordas, bexigas, mesas, cadeiras, som, CD, pega varetas, sacos de farinha, tênis de mesa, raquetes, etc.

Avaliação

A avaliação se dará mediante a observação da participação, interesse e mudança comportamental dos alunos, bem como a efetiva prática docente.


Referências

ANDRADE JUNIOR, José Roulien de. Futsal/ Adauto de Paula Pinto Jr. (coordenador). Curitiba: Expoente, 2003.

CARNEIRO, Simone Cristina Iubel. JogosI. / Curitiba: Expoente, 2003.

CARNEIRO, Simone Cristina Iubel; MOUCHBAHANI, Vanessa. Lutas. Curitiba: Expoente, 2003.

IUBEL, Simone Cristina. Coletânea de atividades de educação física para ensino fundamental: Ginástica de Aquecimento/ Ginástica de Relaxamento/ Ginástica Recreativa/ Ginástica Competitiva. V. 1. Curitiba: Expoente, Expoente, 2003.

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Fundamentação teórico-prática: ciclos I e II / Área: Educação Física. Tucano: SEDUC, 2007.


Anexo
(módulo contendo as regras e metodologia de cada categoria esportiva).